GM Inside News Forum banner

Plataformas de veículos da General Motors explicadas

63K views 34 replies 22 participants last post by  DmitryKo  
#1 ·
Plataformas de veículos General Motors explicadas, da Gamma à novíssima plataforma GM Omega
Auto Evolution
por Mircea Panait
31 de março de 2015

Como fabricante de automóveis, a General Motors está bem ciente dos blocos de construção para o sucesso da produção - menos plataformas de veículos do que antes. Além disso, os chefes da GM também sabem que, para serem competitivos nos dias de hoje, precisam oferecer as tecnologias de plataforma mais sofisticadas atualmente disponíveis, sem aumentar os custos de produção.

Plataforma GM Delta (também conhecida como arquitetura Global Compact Vehicle)
- Descrição: esta plataforma compacta de tração dianteira e SUV crossover estreou no Saturn Ion de 2003. Ela substitui as plataformas da velha escola, como a GM T, GM J e a plataforma GM Z da Saturn S-Series.

Plataforma GM Theta
- Descrição: introduzida em 2002 para SUVs crossover compactos/médios. O que é conhecido como GM Theta Premium é uma variante da plataforma que foi usada pelo Cadillac SRX de 2010 a 2015 e o SUV crossover de luxo compacto Saab 9-4x de 2001.

Plataforma GM D2XX/D2UX
- Descrição: é aqui que fica interessante. A arquitetura GM D2XX/D2UX substitui a GM Delta II. Foi introduzida em agosto de 2012 e teria custado US$ 220 milhões para ser desenvolvida. Esta estrutura metálica também está substituindo a plataforma GM Theta, apenas para crossovers.

Plataforma GM Alpha
- Descrição: simplificando, a plataforma GM Alpha foi desenvolvida para substituir a antiga GM Sigma. Foi relatado que foi projetada para ser o mais leve possível, a fim de oferecer “dinâmica de condução de classe mundial”.

Plataforma GM Epsilon
- Descrição: de 2002 até hoje, a GM Epsilon desempenhou o papel de plataforma de carros compactos, médios e grandes para o fabricante com sede em Detroit. Certos relatórios sugerem que a Opel a desenvolveu na Alemanha.

Plataforma GM E2XX
- Descrição: atualmente em desenvolvimento, a E2XX substituirá a arquitetura GM Epsilon II. A plataforma GM Lambda será descontinuada em favor da plataforma GM C1XX (Chi), que se acredita ser derivada da E2XX. O Chevrolet Malibu 2016 (e a próxima geração Opel/Vauxhall Insignia) são baseados na E2XX.

Plataforma GM P2XX
A variante mais longa da GM E2XX é considerada a espinha dorsal do Buick LaCrosse 2016, bem como do sedã full-size Chevrolet Impala de próxima geração.

Plataforma GM C1XX
Em suma, acredita-se que a C1XX seja a arquitetura de crossover de tamanho médio e full-size derivada da GM E2XX.

Plataforma GM Omega
- Descrição: Apresentada no Salão do Automóvel de Nova York de 2015 no luxuoso Cadillac CT6 full-size 2016, algumas vozes afirmam que a plataforma GM Omega é uma extensão da plataforma GM Alpha. A plataforma é modular o suficiente para ser adaptada para SUVs full-size.

*Artigo completo e lista completa da plataforma no link
 
#2 ·
Plataforma GM Omega
- Descrição: Apresentada no Salão do Automóvel de Nova York de 2015 no Cadillac CT6 full-size luxobarge 2016, algumas vozes afirmam que a plataforma GM Omega é uma extensão da plataforma GM Alpha.
A Auto Evolution pode comer poeira. O CT6 acabou de transformar o S e o 7 em barcaças.
 
#4 ·
Estas nomenclaturas de plataforma estão a tornar-se progressivamente mais incompreensíveis.
Em álgebra, se você tiver um monte de x em ambos os lados da equação, você pode fatorá-los. E um duplo xx? POR QUÊ?

Quando vi a designação K2xx, achei que era bem burra, mas pensei que talvez a próxima geração fosse como K2yx ou talvez K3yy. Dessa forma, eles ficam realmente detalhados sobre as gerações.

Agora descobri que o próximo será TKxx. Então eles poderiam simplesmente ter chamado de "K" e o próximo de "T", já que o 2 e o xx realmente não significavam nada.

Na verdade, estou meio feliz que eles estejam se livrando da gíria grega e apenas voltando para as letras.
 
#14 ·
Eu consigo entender por que a GM está desenvolvendo uma única plataforma altamente modular/escalável. Isso é simplesmente confuso.

Talvez seja só eu, mas a antiga nomenclatura da plataforma GM parecia mais simples.
A-Body (Midsize)
B-Body (Full Size)
N-Body (Compact)
M-Body (Subcompact)

Etc...........
sinto falta desses nomes, muito mais fácil lol
 
#17 ·
A GM precisa de arquiteturas mais flexíveis, como as da VW. Eles parecem estar no caminho certo e distantes de seus dias com muito esforço duplicado.
 
#21 ·
1ª Posição é a plataforma:
A - Alpha
D – Delta
G – Gamma
E – Epsilon
P – Premium Epsilon (XTS)
Y – Corvette
L – Lambda
K – Caminhões

2ª Posição é a Geração da plataforma

3ª Posição é o estilo da carroceria:
A – Conversível
B – Coupé
S – Sedan
J – Hatchback
K - CUV?
L – Sedan com distância entre eixos longa
U – Crossover
Y – SUV/Caminhão

4ª Posição é a marca:
C – Chevrolet
L – Cadillac
B – Buick
O – Opel
G – GMC
H - Holden
 
#24 ·
Sem códigos na 3ª posição para carrinha/wagon e carrinha/wagon LWB?
Pelo que consegui encontrar, "J" cobre carrinhas/hatchbacks. Não consegui encontrar ou verificar nada para uma carrinha LWB. Na verdade, não encontrei nada além do "S" para sedan e "L" para sedan LWB para qualquer um dos outros veículos. Isso foi designado para diferenciar entre o Alpha ATS (A1SL) / CTS (A1LL) e o Omega CT6 (O1SL) CT8? (O1LL).Se a Cadillac ou a Chevy receberem um segundo cupê baseado em Alpha (temos A1BL e A1BC), seria necessário um segundo código de estilo de carroceria de cupê.
 
#23 ·
Para realmente estragar a conversa, há uma nova plataforma em desenvolvimento chamada 9Bxx e 9Cxx. O B e o C são para segmento, não para plataforma. WTH para o 9, eu não sei ao certo, mas sei que isso substituirá a plataforma Gamma por volta do final da década. ;)
 
#27 ·
Para realmente estragar a conversa, há uma nova plataforma em desenvolvimento chamada 9Bxx e 9Cxx. O B e o C são para segmento, não para plataforma. WTH para o 9, eu não sei ao certo, mas sei que isso substituirá a plataforma Gamma por volta do final da década. ;)
É a primeira do VSS-F? "9" para VSS-tração dianteira?
9BXX - segmento B - próxima geração Sonic?
9CXX - segmento C - próxima geração Cruze?
 
#28 · (Edited)
Corvette ainda é um Y-Body até hoje. Caminhões nos anos 90 tinham o rótulo C/K para denotar tração nas 2 ou 4 rodas. Por volta de 1980, A-Bodies foram renomeados G-Bodies. Monte Carlos dos anos 80 são G's e modelos dos anos 70 são A's.
Cara,

Corvette é "Baby Jesus" na Chevrolet. O que você espera? SÉRIO?

"Nós TODOS AMAMOS BABY JESUS, e gostaríamos de poder dirigir um assim..."

Estou brincando, mas a Corvette faz sua própria coisa. SÉRIO.

E, graças a Deus por isso, ou poderíamos ter acabado com um Berettavette projetado por Roger Smith com um Iron Duke nele. Adorável, né? N-Ã-O!!!! Considerando o que a GM poderia ter feito para piorar as coisas pode ser divertido às vezes - embora eles já tenham encontrado as cercas em muitas áreas...

- D
 
#29 ·
Plataformas de veículos da General Motors explicadas, da Gamma à novíssima plataforma GM Omega
Auto Evolution
por Mircea Panait
31 de março de 2015

Como fabricante de automóveis, a General Motors está bem ciente dos blocos de construção para o sucesso da produção - menos plataformas de veículos do que antes. Além disso, os chefes da GM também sabem que, para serem competitivos nos dias de hoje, eles precisam oferecer as tecnologias de plataforma mais sofisticadas atualmente disponíveis, sem aumentar os custos de produção.

Plataforma GM Delta (também conhecida como arquitetura Global Compact Vehicle)
- Descrição: esta plataforma compacta de tração dianteira e SUV crossover estreou no Saturn Ion de 2003. Ela substitui as plataformas da velha escola, como a GM T, GM J e a plataforma GM Z da Saturn S-Series.

Plataforma GM Theta
- Descrição: introduzida em 2002 para SUVs crossover compactos/médios. O que é conhecido como GM Theta Premium é uma variante da plataforma que foi usada pelo Cadillac SRX dos anos de modelo de 2010 a 2015 e pelo SUV crossover de luxo compacto Saab 9-4x de 2001.

Plataforma GM D2XX/D2UX
- Descrição: é aqui que fica interessante. A arquitetura GM D2XX/D2UX substitui a GM Delta II. Foi introduzida em agosto de 2012 e supostamente custou US$ 220 milhões para ser desenvolvida. Essa estrutura de metal também está substituindo a plataforma GM Theta, exclusiva para crossovers.

Plataforma GM Alpha
- Descrição: simplificando, a plataforma GM Alpha foi desenvolvida para substituir a antiga GM Sigma. Foi projetada para ser o mais leve possível, a fim de oferecer “dinâmica de direção de classe mundial”.

Plataforma GM Epsilon
- Descrição: de 2002 até hoje, a GM Epsilon desempenhou o papel de plataforma de carros compactos, médios e grandes para o fabricante com sede em Detroit. Certos relatos sugerem que a Opel a desenvolveu na Alemanha.

Plataforma GM E2XX
- Descrição: atualmente em desenvolvimento, a E2XX substituirá a arquitetura GM Epsilon II. A plataforma GM Lambda será eliminada em favor da plataforma GM C1XX (Chi), que se acredita ser derivada da E2XX. O Chevrolet Malibu 2016 (e a próxima geração do Opel/Vauxhall Insignia) são baseados na E2XX.

Plataforma GM P2XX
A variante mais longa da GM E2XX é considerada a espinha dorsal do Buick LaCrosse 2016, bem como do sedã de tamanho grande Chevrolet Impala de próxima geração.

Plataforma GM C1XX
Em suma, acredita-se que a C1XX seja a arquitetura de crossover de tamanho médio e grande derivada da GM E2XX.

Plataforma GM Omega
- Descrição: Introduzida no Salão do Automóvel de Nova York de 2015 no luxuoso Cadillac CT6 de tamanho grande 2016, algumas vozes afirmam que a plataforma GM Omega é uma extensão da plataforma GM Alpha. A plataforma é modular o suficiente para ser adaptada para SUVs de tamanho grande.

*Artigo completo e lista completa da plataforma no link
Alpha é o resultado final do que começou planejado como Kappa.

Quando Bob Lutz chegou à GM, ele defendeu a ideia de uma plataforma pequena, com tração traseira e centrada em 4 cilindros, que seria a base de cupês, sedãs, carros esportivos e afins. Seria feita de forma convencional (peças estruturais estampadas), leve, e ele a imaginou como a base para um novo “Mustang”, no sentido de que seria feita em alto volume, divertida de dirigir e esportiva (os conceitos “Kappa” da GM... Nomad, Curve, etc. foram baseados nessa ideia). Sabemos hoje que a GM estava essencialmente falida e não tinha dinheiro para fazer a plataforma. Essa ideia foi colocada de lado como uma plataforma “algum dia”, pois a GM não tinha dinheiro para fazer algo assim, e o que essencialmente era uma versão de menor custo da estrutura do Corvette serviu como base para o Solstice de 2 passageiros e suas variações, mas a estrutura era grosseiramente impraticável para quaisquer outros veículos.

A plataforma que conhecemos como Alpha voltou à tona novamente quando a GM estava procurando reconstruir a Pontiac há cerca de uma década. A plataforma australiana Zeta iria lidar com carros grandes lá e nos EUA (especialmente na Pontiac), e a Alpha foi vista como a base para a substituição do Pontiac G6 e potencialmente compartilhada com a Buick. Isso foi suspenso quando a GM começou a considerar transformar a Pontiac em uma marca de nicho, essencialmente vendendo Holden Zetas de showrooms da Buick sob a marca Pontiac.

A Alpha voltou à tona imediatamente assim que a GM saiu da falência. A venda da Opel e da Holden era aparentemente uma certeza, e a GM ficaria sem uma plataforma de tração traseira de volume, nem uma plataforma de tamanho médio moderna. Além disso, a Zeta não era eficaz em termos de peso abaixo de um determinado tamanho, e os padrões CAFE estavam subindo novamente. Desta vez, a GM não podia se dar ao luxo de não fazer a Alpha. Mas, em vez do papel de um pequeno veículo de tração traseira, a plataforma foi projetada para ter peças facilmente adicionadas para uso em veículos maiores também. A mesma plataforma sob um pequeno ATS de 4 cilindros de 3.200 libras está sob o CTSv superalimentado de 2 toneladas e mega-potente. A plataforma é adaptável o suficiente (como a Zeta) para brincar com a distância da roda dianteira ao compartimento de passageiros para o Camaro. E você verá um monte de peças com aparência de Alpha (em alumínio, bem como o aço HS) no Omega.

A Epsilon foi desenvolvida na Alemanha pela Opel (sem talvez sobre isso). Na época, a GM estava espalhando o desenvolvimento da plataforma por todo o mundo por meio do que então era chamado de “homerooms”. A Austrália tinha a responsabilidade pela tração traseira de volume, a Coreia para tração dianteira pequena, a Opel para tração dianteira média, e os EUA tinham caminhões e o centro de alterações de engenharia para plataformas globais vendidas na América do Norte.
 
#34 · (Edited)
Do meu post num tópico da era de 2012, GM lançará nova plataforma global com o próximo Chevy Cruze, dizem fontes:

FYI, tentando entender Futuros carros e caminhões da GM, parece que as antigas designações internas de modelo/programa GMX/GMT foram substituídas por novos códigos de quatro letras, que incluem explicitamente plataforma, tipo de carroceria e marca:

1ª posição - plataforma: A - Alpha (compacto com tração traseira), D - Delta (compacto/crossover), G - Gamma (subcompacto/crossover), E - Epsilon (carro de porte médio/grande) , P - premium (super) Epsilon (tamanho grande), Y - Corvette (Y-body), L - Lambda (crossover de porte médio), K - Kappa (caminhão/SUV de tamanho grande, ex-GMT900)
2ª posição - geração do modelo do carro
3ª posição - tipo de carroceria: S - sedã, J - hatchback, L - sedã de longa distância entre eixos, U - crossover (CUV), Y - SUV/caminhão, A - conversível, B - cupê
4ª posição - marca da GM: C - Chevrolet, L - Cadillac, B - Buick, O - Opel/Vauxhall, G - GMC
5ª posição - qualificador opcional: -N - versão norte-americana, I - híbrido elétrico


Pesquisando exaustivamente nos perfis de emprego do LinkedIn.com, resulta na seguinte lista de códigos de produtos válidos:


  • D2XX - plataforma Delta global (Delta II) (empregos abrangem EUA, Coreia e China)
  • E2XX - plataforma Epsilon global (Epsilon II) (veículos atuais ainda usam o antigo sistema GMX)
  • K2XX - sucessor de 2014 da plataforma GMT-900

  • D1SC-N - 2010 NA Chevrolet Cruze
  • D2SC-N - 2016 NA Chevrolet Cruze

  • D1JCI - Chevrolet Volt
  • D1JOI - Opel Ampera
  • D1SB - sedã chinês Buick Excelle GT
  • D1SB-N - NA Buick Verano
  • D1BLI - cupê Cadillac ELR

  • G1JC - hatchback Chevrolet Sonic
  • G1SC - sedã Chevrolet Sonic
  • G1UC - Chevrolet Traxx
  • G1UO - Opel Mokka

  • E2SC - 2014 Chevrolet Malibu refresh???

  • P1LL - 2013 Cadillac XTS

  • A1SL - 2013 Cadillac ATS
  • A1LL - 2013 Cadillac CTS
  • A1AL -2013 Cadillac ATS conversível
  • A1BL - 2014 Cadillac ATS cupê

  • Y1BC - 2014 Chevrolet Corvette C7

  • K2UC - 2014 Chevrolet Tahoe
  • K2UG - 2014 GMC Yukon
O artigo citado neste tópico fornece algumas informações novas, que podem ser usadas para procurar perfis de emprego do LinkedIn.com para alguns novos códigos.

Novas plataformas GM (1º caractere): C - Crossover (tamanho grande/médio, baseado em Epsilon) , O - Omega (tração traseira tamanho grande, baseado em Alpha), M - Micro-Gamma (subcompacto), T - caminhão de próxima geração?
Novos tipos de carroceria (3º caractere): X - SUT?, C - cabine dupla?, K - crossover (micro-van)
Novos qualificadores opcionais (5º caractere): Z - VE (veículo elétrico), -S - China (Shanghai-GM)


Novos códigos de programa de veículos (apenas aqueles que podem ser confirmados no LinkedIn):


  • D2UX - plataforma Delta global (Delta 2), veículos crossover
  • G2UX - plataforma Gamma global de próxima geração (Gamma 3), veículos crossover
  • M2XX - plataforma Micro-Gamma global de próxima geração (Gamma 3), micro-veículos
  • T1XX - plataforma de caminhão de próxima geração
  • 9BXX - carro pequeno de próxima geração???

  • Y1AC - 2014 Chevrolet Corvette C7 conversível

  • G2KCZ - 2017 Chevrolet Bolt

  • O1SL - 2017 Cadillac CT6
  • O1LL - 2020 Cadillac CT8

  • A1BC - 2017 Chevrolet Camaro
  • A1AC - 2017 Chevrolet Camaro conversível

  • D2JCI - 2016 Chevrolet Volt
  • D2LC - 2017 Chevrolet Cruze LWB sedan
  • D2LC-N 2017 Chevrolet Cruze LWB sedan (América do Norte)
  • D2SC - 2016 Chevrolet Cruze sedan (Internacional/Europa)
  • D2SC-S 2016 Chevrolet Cruze sedan (Shanghai-GM)
  • D2SC-N 2016 Chevrolet Cruze sedan (América do Norte)
  • D2JC - 2016 Chevrolet Cruze hatchback

  • D2UB - 2016 Buick Envision
  • D2UC - 2016 Chevrolet Captiva
  • D2UH - 2016 Holden Captiva

  • E2SC - 2016 Chevrolet Malibu
  • E2LB - 2017 Buick Lacrosse

  • C1YB - 2017 Buick Enclave
  • C1YC - 2017 Chevrolet Traverse

  • C1UG - 2017 GMC Acadia
  • C1UL - 2017 Cadillac SRX

  • K2XL - 2015 Cadillac Escalade
  • K2CG - 2015 GMC Sierra
 
#35 · (Edited)
Para recapitular, aqui está como o sistema atual de cinco letras para a designação de programas e projetos da GM se parece:

1. Plataforma

A - Alpha, carro compacto/médio com tração traseira
C - Crossover, CUV full-size/médio, baseado em Epsilon
D - Delta, carro compacto/CUV
E - Epsilon, carro médio/full-size
G - Gamma, carro subcompacto/CUV
K - Truck, caminhonete/SUV full-size (ex-GMT900)
M - Micro, micro carro (baseado em Gamma curto)
O - Omega, carro full-size com tração traseira (baseado em Alpha)
P - Premium Epsilon, carro de luxo full-size
T - Truck, caminhonete/SUV full-size (substituirá K)
Y - Y-body, Corvette, carro esportivo

2. Geração do carro


3. Tipo de carroceria

A - conversível
B - cupê
C - Cabine de tripulação/caminhão?
J - hatchback
K - perua? micro-van?
L - sedã de longa distância entre eixos
S - sedã
U - crossover (CUV)
X - SUT?
Y - SUV?



4. Marca GM

B - Buick
C - Chevrolet
G - GMC
H - Holden
L - Cadillac
O - Opel/Vauxhall


5. Qualificador opcional

-N - América do Norte
-S - Shanghai-GM (China)
I - Veículo elétrico híbrido
Z - VE (veículo elétrico)